Suspeito é preso por caçar animais e tentar provocar incêndio no Parque Estadual Serra Azul em MT
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Fogo avança sem controle em Barra do Garças
Arquivo pessoal
Um homem foi preso na noite dessa segunda-feira (8) suspeito de caçar animais e tentar provocar incêndio no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O município vive em estado de emergência por causa dos inúmeros focos de calor que atingem a região.
Ele responde por caça ilegal em área de preservação permanente, destruição de floresta, tentativa de incêndio e disparo de arma de fogo em unidade de conservação. O veículo utilizado pelo suspeito também foi apreendido por irregularidades na documentação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A polícia localizou o suspeito depois de receber denúncias de moradores de chácaras no Bancrevea. Eles relataram que viram um homem armado disparando com arma de fogo e caçando animais silvestres, e possivelmente ateando fogo na mata.
No local, a polícia encontrou um veículo abandonado próximo à área de preservação e seguiu a trilha de rastros deixada por ele, que levava até uma tocaia montada em uma árvore.
Com a aproximação da polícia, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado quando chegava a um córrego.
Ao ser questionado, ele confessou que estava caçando animais e admitiu que nos dias anteriores estava com uma arma de fogo, e chegou a filmar com o celular o manuseio das armas e o que fazia no parque.
No local, os policiais constataram árvores cortadas para a montagem de uma campana improvisada, além de frutas e itens usados como isca.
A Polícia Civil investiga o caso.
LEIA MAIS:
VÍDEO: família de quatis foge de incêndio que atinge parque há 5 dias em MT
Parque Serra Azul (MT) é fechado após incêndio atingir região
Parque Estadual Serra Azul
Há cinco dias, o Parque Estadual da Serra Azul foi fechado após o incêndio atingir a região. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), os bombeiros estão no local desde quando os focos de incêndio foram identificados para conter o avanço das chamas.
Incêndio atinge Parque Estadual Serra Azul em Barra do Garças
Arquivo pessoal
Incêndios
Nas últimas 24 horas, foram registrados 212 focos de calor, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 127 estão na Amazônia e 82 no Cerrado e três no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Além disso, os bombeiros atuam diretamente no combate a 34 incêndios florestais em diversas regiões do estado.
Os outros 13 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.
Período proibitivo
Desde 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal, segundo os bombeiros.
Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro.
Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Família de quatis foge de incêndio no Parque Estadual da Serra Azul em MT